Mudando ambientes de alta vulnerabilidade através do empreendedorismo feminino
MULHERES TRANSFORMAM
O Mulheres Transformam nasceu do desejo de transformar a realidade de mulheres que enfrentam fome, violência e condições indignas de vida enquanto lutam pela subsistência de suas famílias. Muitas delas, não têm perspectiva alguma de como sair dessa situação.
Essa é a realidade de muitas regiões do Brasil. Por isso, o Instituto Vakinha está reunindo agentes de transformação por todo país para viabilizar um plano de mudança. Por meio de formação empreendedora e assistência multidisciplinar, vamos fornecer ferramentas para que mulheres possam ganhar autonomia e liberdade financeira, deixando de fazer parte do quadro de vulnerabilidade social.
Juntos podemos mudar esse cenário de desigualdade!
Para colocar esse plano em ação, contamos com uma série de parceiros interessados em fazer parte da mudança. Juntos, cooperamos com os objetivos para o desenvolvimento sustentável estabelecidos na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
O projeto trabalha a favor de quatro metas:
Um futuro
mais igualitário é
construído a várias mãos!
Conheça quem faz:
É o agente de mudança da maior plataforma de doações na América Latina, dando visibilidade e impulsionando causas que precisam de atenção. Só em 2023, mobilizou mais de R$10 milhões em apoio a organizações e pessoas ligadas à transformação social.
Agência de Fomento Social, organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de assistência social, educacional, cultural e inovação, reconhecida como a maior instituição de fomento ao empreendedorismo na Base da Pirâmide socioeconômica no mundo.
Capacitação Empreendedora
visando a independência financeira de 300 mulheres.
Com isso, a iniciativa viabilizou:
Em 2023, o Mulheres Transformam viabilizou a transformação na vida de
300 mulheres em situação de vulnerabilidade no Acre,
junto ao Coletivo Elas Fazem Acontecer.
Conquista de uma sede própria
para o coletivo, criando um espaço de referência para atendimento, capacitação e acolhimento.
Estrutura de apoio interdisciplinar
para prestar assistência jurídica, psicológica e social às empreendedoras.
Desenvolvimento de site
para ampliar a visibilidade do coletivo e criar espaço de comercialização de produtos
A iniciativa nasceu durante a pandemia, quando Lidiane Cabral, fundadora, utilizou suas redes sociais para compartilhar aprendizados e dificuldades em empreender como mulher no Acre. Pouco tempo depois, com apoio de Denila Soares, cofundadora do coletivo, e outras mulheres, a interação nas mídias digitais deu origem a uma rede com centenas de empreendedoras.
Hoje o coletivo exerce um papel fundamental em comunidades de Rio Branco, empoderando mulheres através de assistência jurídica e psicológica, formação empreendedora e realização de eventos. Elas têm oferecido ferramentas para que muitas alcancem autonomia financeira, deixem ambientes de violência e conquistem uma vida digna para suas famílias.
Conheça o coletivo
Elas Fazem Acontecer
O seu apoio transforma o futuro!
Conhece um projeto
que podemos apoiar ou
quer ser um parceiro?